Design responsivo: como ele vai ajudar nas suas vendas

Não é de hoje que na realização de um template já exista a preocupação com o design responsivo. Afinal, o número de usuários de smartphones só cresce e a adaptação é inevitável. Será que o seu site está preparado para isso?

Estamos em 2017 e o avanço da tecnologia parece cada vez mais impossível de se prever. Tecnologia vestível, em óculos, relógios, smartphones cada vez mais adaptados e inteligentes. O celular virou aquele acessório que parece impossível de viver sem, assim como sua grande parceira, a internet. O que nos leva ao design responsivo.

Tudo que utilizamos em nossa rotina parece ter a internet envolvida. Quando vamos olhar a previsão do tempo, mandar uma mensagem para alguém, pesquisar alguma coisa, comprar alguma coisa. E é aqui o grande ponto central: você, vendedor e vendedora, acha que seu site está pronto para a dominação dos smartphones e telas pequenas para suas vendas?

Parece óbvio nos dias de hoje onde em qualquer lugar que você vá exista pelo menos uma pessoa mexendo no celular que é necessário um site com adaptação mobile. Infelizmente não é o que acontece em grande parte das lojas virtuais, os famosos e-commerce. Como já mencionei há pouco, os novos templates já são em suma maioria pensados para os mobiles. Mas e os sites antigos? Devo fazer um site responsivo ou uma versão mobile?

Design responsivo x versão mobile

Primeiro vamos começar distinguindo o que é cada um deles. Um design responsivo vai adaptar o layout do seu site em qualquer tipo de plataforma, seja ela um notebook, um tablet, um smartphone (em seus mais diferentes tamanhos de telas). Já uma versão mobile é literalmente uma outra versão do seu site, feita exclusivamente para os mobiles.

Um design responsivo vai se moldando automaticamente de acordo com a necessidade do usuário. Geralmente, sites com versão mobile vão redirecionar o usuário de smartphone para uma outra URL. Nela, há a versão adaptada para o seu celular, chamando os js necessários, sendo uma versão diferente da versão web.

Por que preciso de um site responsivo?

Seu site é a porta de entrada para novos clientes e usuários. Com um site responsivo, a experiência dessas pessoas aumenta consideravelmente. Imagine você, sendo uma pessoa com dificuldade para ler letras pequenas. Se o seu site não for “mobile friendly” (amigável aos dispositivos móveis), será impossível de navegar. As letras ficam extremamente pequenas e há a necessidade do zoom o tempo todo.

Com uma boa navegação e experiência, o seu usuário certamente vai voltar a te procurar. E nessa hora você precisa se diferenciar do seu concorrente. Com um site ruim, seu futuro comprador pode desistir de navegar na sua loja e procurar outras (coisa que não falta na internet). Por isso, as informações devem ser fáceis de encontrar e práticas. Quanto mais facilidade pro seu cliente, melhores são as conversões finais.

Nosso grande amigo: Google!

Maior ferramenta de pesquisa da Internet, o Google tem algumas preferências. E como dá pra imaginar, um site responsivo é uma delas. Quando estamos navegando pelo mobile, principalmente, o Google privilegia sites mobile friendly. O que faz sua visibilidade ser ainda maior caso seu concorrente não tenha um site adaptável.

Seu ranking no SEO (Search Engine Optimization), que é o que te faz aparecer no Google, depende muito do layout e consistência de seu site. Desde 2015 sites não adaptáveis (seja responsivo ou com versão mobile) estão caindo para última posição do Google.

O Google ainda fornece uma ferramenta para testar se seu site é ou não mobile friendly. Além de informar se o site é ou não adaptável, fornece dicas para melhorar o desempenho e velocidade da sua página.

Teste no Google se sua página web tem um design responsivo

Como aumentar as vendas com o design responsivo?

Vamos supor que seu site já está responsivo, bonito, funcional e pronto para o mercado. E agora? Como isso tudo ajuda nas suas vendas?

É bem simples. Quando se trata de internet, as pessoas querem rapidez, facilidade e praticidade. Com essas três coisas juntas, seu e-commerce com certeza vai decolar. Sabemos que em lojas virtuais há muitas imagens, por isso é necessário otimizá-las. Mas no que exatamente isso ajuda no desempenho do seu site? A otimização de imagens permite sua página ser mais leve, rápida e com melhor ranking no SEO, elevando a satisfação do seu usuário ao navegar.

Há maneiras simples de fazer isso, como alguns plugins para sites em WordPress. Um deles é o WP Smush. Com ele, é possível otimizar imagens individualmente ou várias de uma vez (na versão Pro). É possível otimizar suas imagens assim que inseri-las no site ou as imagens já adicionadas. Com essa otimização, a velocidade de abertura do seu site cairá consideravelmente.

Pensando em facilitar a compra de seu cliente, deixe os produtos mais vendidos e em promoções na página inicial. Voltando ao fator design, lembra do que foi dito sobre letras muito pequenas e o zoom? Imagine fazer uma compra desse jeito, fica praticamente impossível. Por isso o site responsivo te ajuda muito, deixando as imagens e textos em tamanhos adequados. Dessa maneira, a chance de venda aumenta bastante.

Pronto, seu site já está rápido e facilitado para seu cliente, o que falta? Deixe-o prático! Menus com rolagem fixa (que acompanham o rolar da página) as vezes podem ser uma boa opção. Mais uma vez o responsivo aparece aqui: o menu precisa ter os botões bem colocados e com um tamanho adequado. Fazendo isso, seu cliente achará as sessões do que precisa ainda mais facilmente.

Conclusões finais

Seja com um site responsivo ou com uma versão mobile, não dá pra ficar longe do mundo dos smartphones. Investir em um site responsivo pode te trazer muito mais frutos no futuro. Pense por você, quanto tempo leva para você trocar de site se a navegação for ruim?

Faça uma análise da sua página e veja se ela atende os requisitos básicos para uma boa experiência. Peça para amigos e familiares entrarem em seu site e observe sua navegação. Peça para que lhe digam suas dúvidas, dificuldades e o que acham que pode melhorar. Um segundo olhar pode ajudar muito em seus projetos, nunca deixe de realizar testes com seu usuário.

Caso ainda não tenha um site ou queira uma versão mobile, entre em contato conosco e faça um orçamento gratuitamente. Conte-nos suas experiências e de seus websites, o que acham mais importante? Seu site já é responsivo? Já teve muitos problemas com sites que não eram mobile friendly? Compartilhe conosco e comente!

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